top of page

Acção conjunta de 'Erradicação' espécie exótica em Vigo

Nos passados dias 17 e 18 de Abril, a APH em conjunto com a AHE realizaram uma tentativa de erradicação da população de Podarcis muralis detectada perto do Porto de Vigo.

Foto por: Cesar Ayres

A população foi detectada e desde logo analisada geneticamente para inferir a sua origem. Os indivíduos analisados provêem de duas linhagens francesas, o que implica duas origens diferentes. O resultado não é surpreendente já que há um depósito de carros (Citroen, Peugeut), ao lado de onde os animais estão, sugerindo então que as lagartixas apanharam uma boleia.


A urgência em realizar esta acção justifica-se pela proximidade ao porto de onde saem os barcos para as Ilhas Atlânticas ou para outros locais, como Marrocos. Se nada for feito, o mais possível é que esta espécie continue a sua expansão para outros locais onde poderá causar mais impacto.


Infelizmente, a acção não teve os efeitos de erradicação pretendidos, já que a população já tem um número elevado de indivíduos e só com uma acção continuada e persistente se poderão eliminar todos.

Fotos por Miguel A. Carretero



Notícias em destaque
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Notícias recentes
Arquivo
Busca por tags
bottom of page